Páginas

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

DR. MISTÉRIO - #MEDO






O medo é uma das emoções humanas mais básicas. Ele está programado para o sistema nervoso e funciona como um instinto. Nascemos equipados com os instintos de sobrevivência necessárias para responder com medo quando sentimos perigo ou nos sentimos inseguros. O medo ajuda a nos proteger, nos faz ficar alerta diante do perigo e nos prepara para lidar com isso. Sentir medo é muito natural - e útil - em algumas situações. O medo pode ser como um aviso, um sinal que nos adverte para ter cuidado.
Como todas as emoções, o medo pode ser leve, médio, ou intenso, dependendo da situação e da pessoa o sentimento de medo pode ser breve ou pode durar mais tempo.

Como funciona o medo:

Quando sentimos o perigo, o cérebro reage instantaneamente, enviando sinais que ativam o sistema nervoso. Isto faz com que tenhamos respostas físicas, como por exemplo um aumento da frequência cardíaca, respiração rápida, e um aumento na pressão sanguínea. O sangue é bombeado para os músculos e prepara o corpo para a ação física (como correr ou lutar). A pele transpira para manter o corpo fresco. Algumas pessoas tem sensações no estômago, cabeça, peito, pernas ou mãos. Essas sensações físicas de medo pode ser leve ou forte. Esta resposta é conhecida como "luta ou fuga", porque isso é exatamente o que o corpo está se preparando para fazer: lutar contra o perigo ou correr rápido para fugir. O corpo permanece no estado de luta-fuga até que o cérebro recebe um "tudo bem" e desliga a resposta. Às vezes, o medo é provocado por algo que é surpreendente ou inesperado (como um barulho alto), mesmo que não seja realmente perigoso. Isso porque a reação de medo é ativado instantaneamente, alguns segundos mais rápido do que a parte pensante do cérebro pode processar ou avaliar o que está acontecendo. Assim que o cérebro recebe informações o suficiente para perceber que não há perigo ele desliga a reação de medo. Tudo isso pode acontecer em segundos. O cérebro é um órgão profundamente complexo. Mais de 100 bilhões de nervos e células compõem uma intrincada rede de comunicações que é o ponto de tudo o que sentimos, pensamos e fazemos. Como as células do cérebro estão constantemente transferindo informações e desencadeando respostas, há dúzias de áreas do cérebro, pelo menos perifericamente envolvidas no medo. Mas, descobriu-se que certas partes do cérebro desempenham um papel central no processo. O processo de criação do medo começa com um estímulo assustador e termina com a resposta de luta ou fuga. Mas há pelo menos dois caminhos entre o início e o fim do processo. Todas essas reações físicas têm a intenção de ajudá-lo a sobreviver a uma situação perigosa, preparando você para correr protegendo sua vida ou lutar (daí o termo "luta ou fuga"). Medo e a resposta de luta ou fuga, é um instinto que todo animal possui. O medo é importante para nós e é o que nos mantém vivos, se não pudéssemos ter medo, nós não sobreviveriamos por muito tempo. Nós andariamos no meio dos carros, pisariamos em cobras venenosas e fariamos todo tipo de loucura, tendo assim uma vida curta. Em todos os seres humanos e em todos os animais, o medo tem a finalidade de promover a sobrevivência. No decorrer da evolução humana, as pessoas que temiam as coisas certas sobreviveram para transmitir seus genes. Ao passar os seus genes, o traço de medo e a resposta a ela foram selecionados como benéficos. O medo nos mantém vivos. Mas, quando  é demais, atrapalha. Se voce for uma pessoa que tem medo demais, procure um psicólogo, faça tudo que estiver ao seu alcance e evite medicamentos pois a mente é algo muito sensivel e você precisa estar no controle...sempre!


Nenhum comentário:

2leep.com