Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

DR. MISTERIO - MEGAUPLOAD, saiba porque realmente foi fechado



Muitos defendem que no capitalismo todos têm chances iguais e quem tem a melhor idéia se dará bem. Mas na realidade não é isso o que aconteceu com o megaupload. Repentinamente o Departamento de Justiça dos Estados Unidos fechou o Megaupload e prendeu seu fundador, Kim Dotcom. O que deixou apreensivo todos os sites que trabalham com armazenamento digital.

Mas, veio à tona uma nova teoria, indicando que o fechamento do Megaupload tinha menos a ver com pirataria do que se pensava. Essa teoria resulta de um artigo publicado em 2011, que detalhava alguns serviços ainda não lançados pelo Megaupload, incluindo uma loja de música, chamada Megabox, e um inédito e inovador serviço de distribuição de músicas que romperia definitivamente os laços que ligavam os artistas à poderosa indústria do entretenimento.

Funcionaria da seguinte maneira: As pessoas iam baixar o album que quiser de um artista como lady gaga apenas se cadastrando no site e pagando uma pequena taxa por mês, teria direito a um certo numero de albuns por mes, e ainda pagando uma taxa a mais a pessoa poderia escolher receber em casa o cd ou dvd devidamente impresso, e ainda mais o internauta poderia vender ou repassar para alguem pois teria o direito com aval do proprio artista que teria direito a uma porcentagem dessa venda, seria como uma grande piramide onde o maior beneficiado seria o artista. Tudo isso ia com certeza acabar com a pirataria pois ambas as partes ficariam satisfeitas.

Artistas megafamosos cansados de sofrer com a pirataria e afim de mudar tudo isso, já tinham entrado em contato com o dono do megauploud e iam aderir ao novo conceito, o que deixou desesperada a poderosa industria de entretenimento americana.Isso foi noticiado pela primeira vez no início de dezembro pelo site TorrentFreak, quando o Megabox ainda estava em estágio beta, e ja tinha apoio de parceiros como 7digital, Gracenote, Rovi e Amazon. O Megaupload lançou um vídeo anti-pirataria estrelado por seu dono e apoiado por varios artistas consagrados, enquanto travava uma batalha com associações poderosas como a RIAA e a MPAA.

Também havia acabado de processar a Universal Music por bloquear injustamente a campanha lançada no Youtube pelo Megaupload. Portanto, o lançamento do Megabox pode ter sido apenas a gota d'agua.Dotcom dizia que o Megabox era a arma do Megaupload para concorrer com o iTunes, e que ia oferecer filmes premium gratuitos através do Megamovie, outro site inovador que seria lançado em 2012. Este serviço faria do Megaupload um concorrente, com certeza capaz de acabar com todo lucro da indústria do entretenimento.

Alem do mais, o Megabox trabalharia com artistas sem contrato com gravadoras, permitindo que qualquer um pudesse comercializar suas próprias musicas ou filmes, ao mesmo tempo em que oferecia a eles 90% dos ganhos. Os artistas poderiam optar por oferecer seus trabalhos gratuitamente e, neste caso, seriam pagos através de um serviço chamado Megakey.
O Megakey pagaria pelo numero de downloud baixados.A novidade foi testada com mais de um milhão de usuários e funciona", disse Kim Dotcom ao TorrentFreak, em dezembro. O Megabox faria isso ignorando as gravadoras, a RIAA e toda a indústria musical estabelecida.

O Megaupload era grande o suficiente para sair vitorioso. Antes de seu fechamento, foi estimado como o 13º site mais visitado do mundo, respondendo por 4% de todo o tráfego da internet, em todo o planeta. Possuia 180 milhões de usuários registrados, e mais de 50 milhões de pessoas utilizavam seus serviços diariamente. Além disso, era um serviço aparentemente confiável para os artistas distribuirem seus trabalhos. O Megabox teria sua popularidade monetizada, repassando a maior parte dos lucros para os artistas famosos ou não."Você pode esperar vários anúncios do Megabox no próximo ano, incluindo acordos de exclusividade com os artistas, que estão ansiosos para se afastarem de modelos ultrapassados de negócios", disse Dotcom.

Mas isso provavelmente não vai acontecer. Kim Dotcom e vários outros executivos do Megaupload estão agora aguardando julgamento por acusações diversas, incluindo extorsão, lavagem de dinheiro e várias acusações de pirataria. Parece que quando alguem descobre uma solução inovadora que acabe com a pirataria e ameace toda a poderosa industria do entretenimento acaba indo para cadeia. Seria verdade tudo isso? Parece que tudo continuará como antes e essa historia será apenas mais um misterio.
2leep.com